02/08/10

Filmes sobre Paternidade

Minha lista de Filmes preferidos (sobre paternidade , ou no geral )

1- Ramson - O Resgate , com Mel Gibson (o meu filme preferido sobre poder paternal ).
História em que um filho de um pai empresário, e de mãe doméstica, é rapptadoo.
Quando digo que este filme, é o meu preferido sobre poder paternal, amigos e conhecidos ficam um bocado intrigados. Pois nada no filme, mete divórcios, tribunais, etc. Depois de explicar, aceitam e acham curiosa a minha perspectiva. Por falta de tempo, não irei colocar aqui.
Deixo apenas umas notas : são vários os momentos chave que marcam este filme, e é curioso perguntar a cada pessoa, qual foi a parte que mais gostou. De acordo com a minha experiência, e metade eram pais separados ok, as respostas são muito variáveis, e até, consoante o período que atravessam. Para mim, é quando o pai decide não pagar resgate pelo filho, devido às poucas possibilidades de o devolverem viivo, mas sim que pagará "pelos raptores". E que só tirará o prémio, caso lhe devolvam o filho, ou terão um prémio por eles até serem achados. E diz na TV, em directo.

Mais tarde, no UTube, marcou-me um vídeo, com Mel a dizer várias vezes " Give me back my Son "

2- A Vida é Bela - Um filme sobre ser Pai, no meio do Holocausto. Nunca consegui ver de uma só vez  por inteiro. Vi aos bocados, parte a parte.

3- The Wall  - Roger Waters é conhecido pelos fás, por ser uma pessoa com "vários problemas", e neste disco conta em parte a sua história, e prova por ele mesmo, que a PERCA do pai, pode ficar para sempre, até já adultos. Existe a estranha mania, tara mesmo, de dizer que The Wall é sobre isto e aquilo, inclusivé a guerra. Ora é falso. O tema principal, é a perca do Pai. Foi na guerra, mas podia ter sido noutro lado.


Pátio das Cantigas - Não tem nada a ver, mas gosto. Impossível não gostar, acho. Troupe maravilhosa, com o grande António Silva.
Apocalipse Now - Pura coincidência mas este é realmente sobre guerra, e sempre gostei mto deste filme.  Com Marlon Brando a altíssimo nível. Martin Sheen no papel que o lançou internacionalmente, este filme
ajudou ainda a relançar "Os Doors", décadas depois de findos.
This is the end, my friend.

2 comentários:

  1. O Kramer contra Kramer devia entrar. Foi o primeiro filme do genero embora ficção com o pai a ganhar. Só para rir.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por lembrar esse, António. Do que me lembro é um bom filme, e a sua opinião é um contributo

    ResponderEliminar