14/08/10

Estado Social e Caridade - Daniel Oliveira

Daniel Oliveira, neste post,  tece várias opiniões sobre o "Estado Social" e a Caridade.
Faz várias confusões, decerto devido a ser "um ser" ideológico.
Começa por confundir Caridade, com Solidariedade. O que é grave.
Depois acha que a Caridade, é má. O que é gravíssimo.
Não entende, que o Estado Social, só existe, porque quis substituir a tal caridade, ou melhor, ir além desta.  Porque se a caridade desaparecer, desaparece o esteio moral que dá azo ao "Estado Social" e assim este desaparece.  Daniel Oliveira parece não entender, que a raiz do Estado Social, é a caridade. É ir além desta. E em desaparecendo esta, como está a desaparecer, desaparece o Estado Social, como está a desaparecer. Porque quer a caridade, quer o Estado Social, estão os dois a desaparecer, e para várias pessoas não tem uma coisa a ver com outra, mas é notorório que sejam coincidentes. E Daniel (e tantos outros) a contribuir para isso, atacando a caridade.

Porque sendo a caridade a base, o esteio moral do Estado Social, pois este nasceu da vontade, do desejo de ir além da caridade como nós defendemos, Daniel Oliveira ao atacar a Caridade, está a atacar a base, a raiz, que fez nascer o Estado Social. E se se destruir a raiz, a base, a "arvore" seca. Neste caso, o Estado Social, irá desaparecer aos poucos. Conforme o "sentimento" da caridade for desaparecendo. O Estado Social irá desaparendo.

Só resta a Daniel Oliveira uma possibilidade : acreditar na Bondade Intrínseca de Homens e Mulheres, como motivador animico / moral, para criar algo como o Estado Social. Pois além da sua formação teórica, teve que se passar à prática. E essa, é que custa. Ideias há muitas. Precisam de ser boas, realmente, e de haver algo geral na sociedade, e nos politicos, que os leve à prática.
 .

Sem comentários:

Enviar um comentário