14/08/10

Estado Social e Caridade - Daniel Oliveira respondeu-me

Daniel Oliveira respondeu-me. O que é de louvar. Da minha parte, espero que com o dialógo que possa surgir (não pessoal, de "ataque"), contribuir para esclarecer e aprofundar várias temáticas relacionadas com o Estado Social.
Nesta resposta, Daniel Oliveira aprofunda e concretiza na sua opinião, as Origens do Estado Social -- afirmando que este nasceu da parte dos trabalhadores, e de redes de solidariedade entre eles.

Primeiro, convém recordar que Daniel Oliveira rejeita quer explicitamente a Caridade, quer por dedução lógica a bondade intrínseca dos homens.  Fala sim e cita agora claramente, a Solidariedade como motivador moral do surgimento de redes de solidariedade primeiro, que levaram depois [os politicos]  a criar o Estado Social.
Curioso é Daniel Oliveira  afirmar que o Estado Social se deve aos Trabalhadores, e à Solidariedade.
A solidariedade, ultimamente está relacionada um bocado com trabalhadores, pelo menos no que diz respeito ao famoso sindicato polaco "Solidariedade". Sindicato formado recorde-se, na maioria por trabalhadores católicos mas não só, liderados por Lech Valesa
Portanto, poderá ser verdade ou não a origem do Estado Social , com base na Solidariedade e nas Redes Socias de Trabalhadores. Compete a mim provar o contrário, se não for verdade.

PENSAMENTO IDEOLÓGICO
Quando afirmo ser curiosa essa afirmação de Daniel, porque quando afirmei em baixo ser Daniel Oliveira (do Bloco de Esquerda, neste caso), um ser ideológico, não era ofensa e de modo algum era uma critica pessoal a Daniel Oliveira. É uma opinião que tenho, com base em vários textos dele.
Penso mesmo que ele pensa ideológicamente, e com isso quero dizer que neste caso e noutros, fica como que preso, no seu pensamento , na sua lógica, a conceitos ideológicos, a ideias pré-concebidas ideológicas, e daí não conseguir chegar à "verdade" em certas matérias.
 Isto aplica-se obviamente à maioria dos politicos que fazem afirmações de acordo com as ideologias que seguem, e nem sempre são verdade. Pois não podem ser verdade todas as ideologias.
Mas não deixa de ser curiosa a menção a Trabalhadores na origem do Estado Social. Pois os trabalhadores são uma referência histórica, no quadrante ideológico em que Daniel Oliveira se insere.

O que interessa, é seguirmos o debate / cavaqueira, e eu responder para chegarmos a alguma conclusão- quer quanto às origens históricas do Estado Social, quer quanto à Importância ou da Caridade, ou da Solidariedade.

Temos por isso, na formação do Estado Social e segundo Daniel Oliveira

a) os Trabalhadores
b) a Solidariedade, que é segundo ele, oposta à Caridade
c) Redes Sociais de Trabalhadores, criadas entre eles


Keywords : Estado Social, Origens do Estado Social, Daniel Oliveira, Daniel Oliveira e o Estado Social. Pensamento Ideológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário