05/09/10

Misandria

MISANDRIA - Pouca gente conhece este termo ou até ouviu falar. Como tal, poucos(as) sabem o seu significado, até na vida do dia-a-dia.

misógenia, que é não gostar de mulheres, é mais comum saber-se o que é.
É comum dizer que se alguém não defende algo (mesmo que parvo) sobre as mulheres , é porque é misógeno ou está cheio de misógenia, etc. Também erradamente chamam de "Machistas". Chamar por isso de "misógenos, machistas", é comum da parte de muitas pessoas, quando é errado.
Porque os machistas, atacam é geralmente outros homens e defendem mulheres. Dúvidas?  Faça o seguinte teste : experimente escrever algo como "os homens também tem direito aos filhos, em poder paternal"  e verá que as maiores criticas nem sequer vêem de mulheres, ou sequer de feministas.  São homens, machistas, a atacar primeiro e logo. 
(se o leitor também achou estranha a frase, é prq é  machista).

Se chamar alguém de misógeno é comum, já quando se diz mal de homens ou mesmo meninos, nada se chama. Quando o termo existe e é Misandria. É raro aplicar-se o termo , ou "anti-homem", ou seja qual for.
Pensa-se, ou parte-se do principio, que só existe Misógenia (não gostar de mulheres, ser contra as mulheres),  quando existe muito mais ataques  aos "homens" que às mulheres.  Até porque a moda de à anos é defender a mulher de tal maneira, que praticamente ela só tem direitos, e os homens cada vez menos. Os Homens que sejam pais, isso é de tal maneira evidente e gravoso (até para os filhos), que nem se torna necessário explicitar . Tais procedimentos anti-pai são também prova de Misandria.

Mas quanto à Misandria (não gostar de homens, ser contra os homens inclusivé meninos e gays ) é raro alguém dizer que existe, quando existe muito mais Misandria que Misógenia
(um dos truques de feministas radicais, é estarem sempre a falar "ad nauseum" (exaustivamente, até à nausea) de aspectos que talvez as mulheres tenham menos "peso". Fazem isto para dar a entender que os homens está tudo bem, quando os homens e MENINOS têm muito menos peso e direitos - basta ver o poder paternal em que más mães ganham, ou entradas para a universidade que é 66% meninas, 33% meninos e afecta várias mães e filhos, etc).

Alguns dicionários, quer em livro quer on-line, nem sequer têm o termo Misandria.  É o caso do Word97, pelo menos, no seu corrector. Experimente já agora, na sua versão do Word / outros , escrever Misandria e ver o que acontece ou usar o corrector. Muitas versões não têm pura e simplesmente "Misandria".
Mesmo em inglês, isso acontece. Aparece sempre Misogeny, e algumas vezes, cerca de metade, Misandry nem sequer aparece. Em versões antigas do dicionário-corrector do Google, isto acontecia. Pensamos que nas novas, após alguns protestos e e-mails de activistas americanos e ingleses, o termo começou a aparecer.


 Já Misantropia, significa de um modo geral não gostar da humanidade. Há pessoas, que se fartam "das outras pessoas" de uma maneira geral. No entanto, é geralmente apontado, não como defeito, mas como doença.

Portanto, Misantropia (Não gostar da humanidade), é conhecido, mas é referenciado e ligado a doenças, traumas, etc. Misógenia e misógeno, é não gostar de mulheres e é atacado.  Misandria, é pouco conhecido, e por vezes nem sequer aparece em dicionários, quer em livro, quer on-line.

Nota para algumas mães, por exemplo. Ser uma mulher "forte", não significa pelo contrário, ser feminista sequer. Significa que se é forte. Por exemplo na história existe uma série de mulheres fortes, que nunca precisaram do feminismo radical e serem injustas para homens. A nível popular,  e retirando aspectos ideológicos ou outros, tivemos A Padeira de Aljubarrota, Maria da Fonte, entre outras.

A misandria, é geralmente aplicada, pelas feministas radicias. Aplicada, no sentido de leis anti-homem, práticas judiciais anti-homem ou anti-menino, e depois se espalha pela sociedade, mesmo que de maneira subtil, quer livros, quer séries de tv, filmes, e anúncios.
Tudo para tornar "habitual", e os homens não se queixarem, nem se organizarem.


LINK PARA ANALIZAR E VER - ANTI-MISANDRY
Site em inglês, mto informativo, mas também activista, sobre Feminismo Radical, que é quem mais aplica a Misandria no mundo real.
http://antimisandry.com/articles/
.

1 comentário:

  1. Adicionado post com definição de Machismo
    .
    http://logicasentida.blogspot.com/2010/09/machistas.html
    .

    ResponderEliminar