14/09/10

Jovens e Álcool

JOVENS E ÁLCOOL

Excelente reportagem no Programa Fátima Lopes
Deixamos aqui, os momentos e estatisticas mais importantes, para estar ao vosso dispor
Na reportagem, vários jovens, entre os 11 e 15 anos, são entrevistados com câmara oculta (aparecem com cara ofuscada), falando sobre como bebem bastante, mentem a pais  (e/ou mães),  entram nas discotecas e lá dentro bebem.
Cá fora também. Muito 
Abordada a Lei de que o álcool só poder ser vendido a quem tenha mais de 16 anos, não ser cumprida.  Entrevistada especialista que diz dever ser aumentada a autorização de venda para 18 anos, no entanto reconhece que nem os 16 anos são cumpridos.

Até este ano, 15 jovens (menores de 18 anos), entrarem em Coma Alcoólico, no Hospital São Francisco Xavier
Além de discotecas e bares não cumprirem Leis como a dos 16 anos, também os pais (ou mães), deixarem os filhos saírem tão cedo (parece que a média é a partir dos 14 anos, e regressam a casa em média, entre as 3 e 4 da manhã - em média, repetimos
Ainda por cima, muitos jovens mentem, e parece não haver da parte dos pais, "mão" neles . E nelas.

O Álcool é a segunda causa de morte para jovens. Parece incrível, mas temos que contar com mortes indirectas, como acidentes de automóvel, e outras causas indirectas.
Nos rapazes, entre os 15 e os 29 anos, é cerca de 25% . Nas rapariga é menor , mas atinge 15% das raparigas na mesma faixa etária.
Vários jovens, todas raparigas, são entrevistas no estúdio, também, mas parecem ter mais controle sobre elas próprias que as que aparecem na rua via câmara oculta. As que estão no estúdio bebem menos, mentem menos, e saem menos.
Dois actores jovens, falam também de vivências passadas, presentes, e do que vêem quando saem, confirmado muito do que se falou .
Como isto vai parar, é a pergunta que fica.
Excelente reportagem, de Fátima Lopes
.

2 comentários:

  1. Uma vez por semana frequento a noite. Certas situações com adolescentes a cair de bebados são espetaculos tristes. Falo de adolescentes bebados que sao cada vez em maior numero. Renato

    ResponderEliminar
  2. Obrigado renato pelo seu comentário da sua vivência na noite

    ResponderEliminar