12/12/10

Aumento de 11 %

Outra noticia : No programa The Tonight Show do Jay Leno , ele mencionou que os politicos na Câmara dos Representantes, tinham visto os seus rendimentos aumentarem no ultimo ano, em 11%. Depois no seu modo satirico, ele perguntou como era possivél eles perceberem o que era a crise, se nem davam por ela ?

09/12/10

Salário Minimo * Ideia

Decorre neste momento um debate, sobre se em época de crise, deve ser o ordenado mínimo aumentado.
De um lado, muitos trabalhadores, sindicatos, etc, a dizerem que sim. Do outro lado, alguns patrões, etc, a dizerem que não. Os politicos dividem-se.
Tenho pensado e falado nisto ao longo dos últimos anos, debatido com várias pessoas, até alguns polticos via net. Numa dessas conversas ocorreu a ideia de que existindo três tipos de empresas, pequenas, médias e grandes, devia haver também três niveis de ordenado minimo - um para pequenas empresas, outro para médias, outro para grandes.
Temos que ver que existem empresas, especialmente as pequenas, com muitas dificuldades em manterem-se em época de crise. Mas outras e sejamos francos, geralmente as maiores, tem lucros muito altos. Não parece justo que uma padaria, em caso de dificuldade tenha que pagar o mesmo ordenado minimo que um grande conglomerado.
Ok, há grandes empresas que vão à falencia. Mas não é por pagarem mais um bocado que as pequenas. É por negócios ou apostas empresariais perdidas.
A ideia de três ordenados minimos fica aqui, para quem a quiser lançar pela blogosfera.
.

Violência Doméstica - V

Neste caso, é mais acusações de caracter sexual
Falo de Assange, o principal responsável pelo WikiLeaks.
Começo por fazer reparar que neste blog, é raro nos interesserar-mos por politica. Abordamos um ou outro assunto relacionado, como fizemos com o ordenado minimo, mas tentamos nos abster de comentários extritamente politicos, e mais ainda, partidários.
O nosso interesse é o que consta em cima, junto ao logo.
Fazendo este reparo, não deixa de ser curiosa a maneira como as acusações que caem sobre Assange tem sido recebidas. Não as acusações de divulgar segredos militares , ou divulgações sobre os "bastidores" da politica. Falo das acusações que envolvem duas mulheres, e de caracter sexual. Já leu certamente de tudo: De violação, a coisas que nem se percebe o que é- Surpresa sexual ? O que é isso ?
In Arrastão : " é apenas de "sex by surprise", um crime menor que, caso se prove, tem como pena apenas o pagamento de uma multa, e ofensas sexuais não especificadas no outro "
A história do que realmente se passou , ainda não se percebeu.
Mas para nós, fica a nota, que além das acusações feitas pelos midia, e sua falta de rigor, a leis que parecem estranhas (outra vez, sexo por surpresa? ), a darem a entender que as acusações não são lá muito bem urdidas, para não dizerem falsas, é das primeiras vezes que se nota a nível geral, e num largo espectro ideologico.
Resta saber o que pensa a população disto.

(outra vez, não discutimos se divulgou ou não, no todo ou em parte, informações que não devessem ser divulgadas, ou que mereciam. )

05/12/10

Violència Doméstica IV

Uma noticia de Portugal, passada na TVI, diz que 1 em cada 3 agressores de Violencia Doméstica, é libertado.
Quando lemos noticias desta, nota-se que há um tom de critica. Pois nunca vemos noticias do genero " 1 em cada 4 condutores acima de 3.0 gramas, não fica com a carta retida". Nem lemos noticias "1 em cada 10 pessoas que abandonam o cão, não acontece nada." Ou " 1 em cada 7 pessoas multadas por excesso de velocidade, nunca passou a noite na policia". E mais disparates podemos acrescentar.
Então porque vemos constantemente noticias em que se apela discretamente ou não, à prisão de homens ? Ou que parece que devem ser condenados quase sem provas ? Faz confusão. Principalmente porque parecem querer fazer passar o todo pela parte, a arvore pela floresta.
Ainda por cima, noticias como estas, não são precisas. Não se percebe se são libertados depois de condenados, ou se são ilibados. Se era ilibados que queriam dizer, a noticia não tem nexo. Os tribunais, com criticas ou não, é que decidem se são inocentes ou culpados.. Se queriam dizer que foram libertos depois de condenados,  fica uma pergunta : sabendo nós que muitas acusações são de "estalos", a falsas acusações, a "agressões verbais", será que todos os homens têm que ser presos ? 
Bem, não defendo que aqueles brutamontes que batem na mulher não sejam condenados. Mas estas noticias, quer pelo tom acusatório, quer pela falta de precisão, parecem ter o sentido de deixar a imagem, que muitos homens batem nas mulheres, e que deviam ser todos presos.

Deixo uma história veridica, muito conhecida na altura.
Um homem, durante um ano, andou pelo tribunal para tentar conseguir uma "autorização" para ver a filha. Durante esse ano, ia também a casa da ex-mulher tentado ver a filha. Segundo disse, a mulher discutia sempre, muitas vezes chamava a policia, etc. E com idas a tribunal, e ir a casa da ex-mulher, para tentar ver a filha (nem era leva-la , era mesmo só vê-la, passou um ano nisto. Requerimentos no tribunal, e a " ex " a discutir com ele, a chamar a policia, etc.
 UM DIA , À PORTA DA MULHER E DEPOIS DE MAIS UMA CENA DE DISCUSSÃO, ELE PERDEU A CALMA, E DEU DOIS ESTALOS NA EX-MULHER.
Dois estalos. Depois do "crime" de tentar ver a filha...
Adivinharam,  foi condenado por violencia doméstica.
Sabem quem foi este homem ? Foi o Jason Hutchh, o batman que se colocou no varadim da rainha de inglarerra. Muitos se recordam disso, ele vestido de Batman,  no Palácio de Buckingan, em cima de um parapeito.
Foi das maiores noticias do ano . Levou o direito dos pais, a outro nível.
Nessa altura, é que se soube dessa parte, em que ele tinha sido condenado por violencia doméstica, depois desse ano. Agora pergunto : será que ele devia ter sido preso?

01/12/10

Violência Doméstica III

Amy WineHouse fala da sua experiencia, diz da sua justiça, e conta como ela pratica violencia sobre o marido (e como muita da violência existe)
http://www.starpulse.com/news/index.php/2007/06/12/amy_winehouse_beats_up_her_husband_when_
Parabéns para a explicação na última linha, de como acontecem os actos de violència doméstica (tem a ver com a raiva, e não com a força  - diz ela).