05/12/10

Violència Doméstica IV

Uma noticia de Portugal, passada na TVI, diz que 1 em cada 3 agressores de Violencia Doméstica, é libertado.
Quando lemos noticias desta, nota-se que há um tom de critica. Pois nunca vemos noticias do genero " 1 em cada 4 condutores acima de 3.0 gramas, não fica com a carta retida". Nem lemos noticias "1 em cada 10 pessoas que abandonam o cão, não acontece nada." Ou " 1 em cada 7 pessoas multadas por excesso de velocidade, nunca passou a noite na policia". E mais disparates podemos acrescentar.
Então porque vemos constantemente noticias em que se apela discretamente ou não, à prisão de homens ? Ou que parece que devem ser condenados quase sem provas ? Faz confusão. Principalmente porque parecem querer fazer passar o todo pela parte, a arvore pela floresta.
Ainda por cima, noticias como estas, não são precisas. Não se percebe se são libertados depois de condenados, ou se são ilibados. Se era ilibados que queriam dizer, a noticia não tem nexo. Os tribunais, com criticas ou não, é que decidem se são inocentes ou culpados.. Se queriam dizer que foram libertos depois de condenados,  fica uma pergunta : sabendo nós que muitas acusações são de "estalos", a falsas acusações, a "agressões verbais", será que todos os homens têm que ser presos ? 
Bem, não defendo que aqueles brutamontes que batem na mulher não sejam condenados. Mas estas noticias, quer pelo tom acusatório, quer pela falta de precisão, parecem ter o sentido de deixar a imagem, que muitos homens batem nas mulheres, e que deviam ser todos presos.

Deixo uma história veridica, muito conhecida na altura.
Um homem, durante um ano, andou pelo tribunal para tentar conseguir uma "autorização" para ver a filha. Durante esse ano, ia também a casa da ex-mulher tentado ver a filha. Segundo disse, a mulher discutia sempre, muitas vezes chamava a policia, etc. E com idas a tribunal, e ir a casa da ex-mulher, para tentar ver a filha (nem era leva-la , era mesmo só vê-la, passou um ano nisto. Requerimentos no tribunal, e a " ex " a discutir com ele, a chamar a policia, etc.
 UM DIA , À PORTA DA MULHER E DEPOIS DE MAIS UMA CENA DE DISCUSSÃO, ELE PERDEU A CALMA, E DEU DOIS ESTALOS NA EX-MULHER.
Dois estalos. Depois do "crime" de tentar ver a filha...
Adivinharam,  foi condenado por violencia doméstica.
Sabem quem foi este homem ? Foi o Jason Hutchh, o batman que se colocou no varadim da rainha de inglarerra. Muitos se recordam disso, ele vestido de Batman,  no Palácio de Buckingan, em cima de um parapeito.
Foi das maiores noticias do ano . Levou o direito dos pais, a outro nível.
Nessa altura, é que se soube dessa parte, em que ele tinha sido condenado por violencia doméstica, depois desse ano. Agora pergunto : será que ele devia ter sido preso?

Sem comentários:

Enviar um comentário